Início > Virtualização - Hyper-V /SCVMM > O que você precisa saber sobre o Hyper-V!

O que você precisa saber sobre o Hyper-V!


A virtualização de servidores, também conhecida como virtualização de hardware, é o tema do momento no mundo de TI, devido ao seu potencial de grandes benefícios econômicos, a virtualização de servidor permite que vários sistemas operacionais sejam executados como máquinas virtuais (VMs) em uma única máquina física.
 
O Hyper-V, a mais nova ferramenta de virtualização da Microsoft necessita dos seguintes itens para sua instalacão e correto funcionamento.
  • Um processador baseado em x64.
  • Virtualização assistida por hardware. (Intel-VT ou AMD-V)
  • A Prevenção de Execução de Dados (DEP) reforçada por hardware deve estar disponível e habilitada.

O maior problema para montar um equipamento compativel com o Hyper-V é que, não basta apenas o processador ter suporte a Virtualização e DEP, a placa mãe deve suportar também estes recursos.

Tanto a Intel como a AMD fornecem aplicações que testam se o Computador tem os suportes, e se os mesmos estão habilitados. Porem, existem alguns casos onde a aplicação falha e não consegue definir corretamente se o recurso está presente ou não.

Para resolver este problema, existe uma aplicação, o ‘Securable’ .

O SecurAble testa o processador do sistema para identificar a presença, ausência e o status operacional características modernas como:

– extensões para instruções de 64 bits;
– suporte para detectar e prevenir a execução de código em áreas de dados de programas; e
– suporte a virtualização de recursos do sistema.

Link do Programa: http://info.abril.com.br/downloads/securable

No meu caso como podemos ver na figura acima meu processador possue suporte ao sistema 64. e é compativel com o recurso D.E.P. porém meu processador não suporta o recurso Virtualization Technology Feature mais conhecido como o (VT);
 
O que ocasiona o erro abaixo ao adicionar a Role, o serviço do Windows Server 2008 R2 , repare na imagem abaixo que o Hyper-V exibe ;

Se o meu processador fosse compátivel, para garantir o funcionamento correto do Hyper-V em uma máquina, duas funcionalidades devem ser habilitadas na BIOS, hardware-assisted virtualization e hardware-assisted data execution protection.
 
Ao habilitar qualquer uma das duas opções, você deve desligar totalmente o servidor e ligá-lo. Apenas restart não é o suficiente, pois as alterações não vao ser aplicadas.
 
Por isso, recomendo para que em caso de Ambientes de Producao, antes de instalar o Hyper- V, verifique atentamente com o revendedor se o Hardware possui total compatibilidade com o Hyper-V e teste a compatibilidade do seu servidor  para nao haver problemas futuros.
 
Vejo muita gente que reclama de erros no event viewer e no próprio Hyper – V aplicação pipocando ou perca momentânea das maquinas virtuais no console do Hyper- V , em refresh longos e etc.

Aldo Alves
IT – Pro (Infraestrutura)
MCSA-MCDST-MCP-ITIL F
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: